Hoje eu vou apresentar para vocês os 3 grandes benefícios de investir em Gestão de relacionamento e Suporte ao cliente e quais os melhores processos para fazer isso no dia a dia.
Mas primeiro , vamos pensar um pouco em como anda o seu relacionamento com seus clientes, tudo bem?
Você conversa com o seu cliente? Tem interesse em compartilhar experiências, ouvi-los e fazer parte da rotina de implementação do seu treinamento ou avaliar como está sendo entregue seu produto ou serviço juntamente com ele?
Não precisamos em alguns casos ir tão à fundo, vamos resumir: Você simplesmente conversa com seu cliente?
Hoje, uma das primeiras coisas que Natanael Oliveira pergunta aos seus alunos ou membros dos grupos de Mentorias, Implementação ou MasterMind é a seguinte questão: O que as pessoas estão respondendo quando você envia um e-mail de vendas?
Não fique pensando que a maioria mantém esse relacionamento, grande parte ainda responde dizendo que não sabe, desconhece as informações , ou não tem a mínima ideia, e isso se dar pelo simples fato de que poucas pessoas estão prestando atenção nisso.
Poucas pessoas ainda conhecem o Poder do Suporte, a maior parte continua acreditando ser uma fonte somente de problemas e que qualquer pessoa pode ser responsável ou talvez nem precise de alguém na equipe com essa responsabilidade.
Mas pense no seguinte: Cada entrega precisa ser feita de forma individual, chamar o cliente pelo nome e se relacionar como uma entrega única pode ser a grande virada de chave para o seu negócio.
Hoje, eu irei apresentar para você um pouco dos bastidores de como é a rotina de um Gestor de Relacionamento com foco no suporte e como essa importante Gestão pode fazer a diferença na sua empresa e nas suas vendas.
Atualmente nós temos visto os 3 grandes benefícios desse contato 1 a 1.
Primeiro grande benefício: Retenção de clientes.
A maioria dos pedidos de cancelamento dos nossos produtos eram reflexo de problemas com acesso ou quando as pessoas não conseguiam consumir o conteúdo nos primeiros dias, gerando insegurança e perdendo a credibilidade no treinamento adquirido.
Com a atenção nos clientes recém-chegados respondemos qualquer tipo de solicitação da maneira mais rápida possível, entregando os acessos e explicando de forma ágil os processos para acesso e início rápido aos estudos.
Em muitos casos ao invés de simplesmente passar o procedimento de resgatar o acesso, nós criamos o acesso para o aluno, para facilitar que ele acesse o conteúdo imediatamente. Esse é o momento que muitos ficam extremamente gratos pela velocidade na resolução do problema.
– Convite para uma primeira interação
Nós adicionamos um e-mail de boas -vindas para os novos compradores pedindo que as pessoas respondam o nosso e-mail informando dados para que elas possam ser adicionados na comunidade. Isso força a pessoa a dar um segundo passo após a compra e imediatamente ter um contato direto com nossa equipe.
Esse é o primeiro passo para fazer com que a pessoa se sinta parte de uma comunidade. Conseguir que ela fique e mais do que isso inserir o aluno em um grupo onde ele possa iniciar jornada e realizar trocas de experiências, tirar dúvidas, compartilhar cases e aplicar o conteúdo.
Segundo grande benefício: Criação de Pautas
Muitas pessoas enviam e-mails ou respondem as cartas de Vendas ao suporte com dúvidas e pedidos de ajuda.
Com essa fonte rica de informações, é possível criar conteúdos e realizar melhorias nas ofertas dos produtos respondendo cada uma daquelas perguntas.
Benefícios número 03: Quebra de objeções e Geração de Vendas
Muitas pessoas estão 90% prontas para dar o passo de compra, mas ficam com receio e é nesse momento que elas enviam e-mails para o suporte. ´´Qual a diferença desse produto? Até quando vai essa oferta? Nesse treinamentos vocês vão abordar esse assunto?“
Quanto mais rápido a pessoa tem essa resposta, tem o contato de verdade com a equipe, mas essa experiência se torna real e mais rápido ela irá tomar uma decisão.
Nesse momento algumas pessoas pedem para agendar pagamentos, liberar cupons que perderam ou algum tipo de solicitação específica.
Sempre é analisado cada caso e tomamos a melhor decisão… mas é extremamente comum após uma resposta do suporte as pessoas indecisas tomarem a decisão de compra.
Esses são os 3 principais pilares que nós usamos para gerenciar a nossa comunidade… me refiro a comunidade porque é preciso ficar atento também aos grupos.
Muitas pessoas não enviam e-mails ao suporte, mas falam nos grupos de acompanhamento do Facebook, por isso é importante ficar atento para evitar qualquer tipo de ruído.
Nós temos diferentes meios de contato com aluno: Suporte, Facebook, Manychat, Whatsapp, Instagram e Inbox do Facebook com alunos que já temos contatos diretos e isso fortalece essa relação e nos torna mais próximos, aumentando também a credibilidade.
Muitos de vocês ainda não tem uma pessoa na equipe responsável pela gestão de Relacionamento com foco no suporte, o que é diferente de equipe de SAC como muitas empresas tem.
O objetivo dessa Gestão é fazer com que as pessoas tenham um excelente experiência em todas as fases.
Pré-compra – Compra – Pós-compra e Novas e Novas Compras e mais que essas três fases, uma boa experiência no consumo do produto.
Essa é uma grande tendência para o Brasil nos próximos anos… mas fiquem tranquilos que nós estamos organizando todos os detalhes de cada processo para compartilhar com vocês e nos próximos artigos vocês terão grande oportunidade de entrar nesse universo que pode conter muito ouro.
Recapitulando
Como Vender Todos os Dias Usando o contato 1 a 1:
– Retenção de clientes e Convite para Interação
– Criação de Pautas
– Quebra de objeções e Geração de Vendas
Se você quiser saber mais sobre como funciona nossa Rotina de Gestão de Relacionamento e Suporte basta perguntar aqui nos comentários.
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E aí, achou interessante a ideia de ter um Gestor de Relacionamento responsável pelo engajamento e dar um acompanhamento especial para os seus alunos? Não deixe de comentar!
Até o próximo texto com mais novidades sobre os assunto!