SEO é um conjunto de técnicas que envolve marketing e um pouco de linguagem de programação. A grosso modo, o SEO é capaz de posicionar bem um site nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, mas o uso dessas técnicas vai muito além disso, podendo atrair mais clientes e aumentar o faturamento da sua empresa.
A busca por um lugar ao sol nos mecanismos de busca é constante entre empresas, por isso muitos recorrem às técnicas e estratégias de SEO para sair na frente da concorrência.
Mas o que é SEO?
SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca, em português. O SEO consiste em marketing aliado à programação (noções html, linguagem utilizada no desenvolvimento de sites). Para um site ficar bem posicionado nos mecanismos de busca ele precisa ser relevante diante dos algoritmos dos próprios buscadores. Esses algoritmos são atualizados constantemente, com objetivo de entregar o melhor resultado para seus usuários.
Pode parecer assustador no começo, mas vou explicar as principais características e benefícios que o SEO pode trazer ao seu negócio.
Melhor posicionamento
Você provavelmente já pesquisou alguma coisa no Google, não é mesmo? O resultado dessa pesquisa trouxe vários resultados e aqueles mais bem posicionados tendem a receber mais acessos. Com o SEO é possível estar entre os primeiros colocados para determinada busca que o usuário faça.
Pessoas estão buscando coisas o tempo todo e sites que não aparecem nessas buscas estão perdendo potenciais clientes. A frase “Quem não é visto não é lembrado” se aplica muito bem na filosofia do SEO, pois quanto mais sua empresa aparece nas pesquisas, mais chances o seu negócio tem de ser visto e lembrado.
Mais visitas
O SEO é amplamente utilizado no meio digital para atrais mais visitantes e aumentar a audiência de um site. Se sua empresa precisa ser mais conhecida, aqui está uma excelente oportunidade.
Um trabalho de SEO alinhado com as estratégias da empresa podem trazer pessoas interessadas no seu produto ou serviço e incrementar consideravelmente seus lucros.
Mais vendas
No momento que você lê esse texto, existe alguém procurando pelo seu produto, mas se você não está sendo encontrado, você está perdendo venda. Estar ou não presente nos buscadores pode ser crucial no sucesso do seu negócio.
Para demonstrar como funciona na prática a otimização de sites, vou dar um exemplo. Imagine que alguém está procurando por um tênis vermelho masculino. A pessoa vai até o Google e digita o termo desejado, encontrando vários sites com esse produto.
Neste exemplo vemos as empresas com melhor posicionamento no Google para o termo tênis vermelho masculino. Estas empresas tendem a receber mais visitas, pois são as primeiras opções que aparecem para os usuários que buscaram aquele produto.
Imagine sua empresa entre grandes organizações, competindo no mesmo nível. Interessante, não?! A boa notícia é que investindo em SEO, isso é possível. No curso Sistema de Vendas Online, o Natanael Oliveira apresenta as principais estratégias de SEO, capazes de posicionar bem o seu site e trazer mais clientes.
Como funciona o SEO?
Para entender e aplicar as técnicas de otimização de sites é necessário ter uma certa noção de programação de sites, principalmente da linguagem html. É importante também estudar as estratégias de marketing, a fim de criar uma estratégia que leve em consideração desde o levantamento do público-alvo do seu negócio à técnica de vendas.
É necessário conhecer o seu público para direcionar seus esforços de publicidade para as pessoas certas. Por isso, o primeiro passo para iniciar um trabalho de SEO é fazer uma pesquisa de mercado para levantar dados demográficos e comportamentais dos seus possíveis clientes.
A concorrência também deve ser levada em consideração em uma estratégia de SEO, pois a partir dela você poderá ter noção de quais estratégias seus concorrentes estão utilizando e quais termos são os mais usados por eles para atrair clientes.
Conteúdo é rei
A frase “o conteúdo é rei” é bem conhecida entre os profissionais de SEO, pois é através do conteúdo que os buscadores encontram os sites.
Para um trabalho de SEO bem sucedido, é fundamental que seja produzido conteúdo de qualidade sobre o tema do seu negócio. Esse conteúdo será lido pelos algoritmos dos buscadores, que fará a pontuação de relevância para o usuário com base nos seus requisitos. Vale salientar que esses requisitos são guardados as sete chaves e ninguém sabe ao certo como o algoritmo desses mecanismos funcionam, mas uma coisa é certa, o conteúdo é a chave de uma estratégia de SEO eficiente.
Outro ponto que vale ser ressaltado em relação ao conteúdo é que, quanto mais interessante for o seu conteúdo para o usuário, maior sua relevância para o buscador e as chances da sua empresa aparecer nos primeiros colocados aumentam. Por isso, é importante que o seu conteúdo seja exclusivo e relevante para o seu público.
Considerações finais
Como você pôde perceber, o SEO é de grande importância para quem deseja atrair mais clientes através da internet e, consequentemente, aumentar o faturamento do seu negócio. Portanto, estudar essas estratégias pode ser crucial para o sucesso da sua empresa.
Alinhando os objetivos da empresa com estratégias de SEO, o seu negócio pode ir para outro patamar, pois a internet é um meio democrático, onde empresas de pequeno e médio porte disputam igualmente com multinacionais.
Fique atento aos próximos posts, pois mergulharemos a fundo nas principais estratégias de SEO para alavancar suas vendas. Tem alguma dúvida sobre os conceitos básicos de SEO? Deixe um comentário para que os nossos colaboradores façam textos cada vez mais relevantes para você.
Já que falamos sobre posicionamento, que tal ver por que é importante ter autoridade e como construí-la no meio online.