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Um texto sem objetivo é como um exército sem um estrategista: pode até ter muita força, mas perderá a guerra facilmente assim que cometer o primeiro erro.

A boa notícia é que você pode ser o estrategista do seu exército, e não é preciso ser nenhum mestre da gramática pra isso.

Neste texto, iremos explorar a importância do objetivo para a formação da estratégia.

O que é um bom texto?

Que fique bem claro: não podemos generalizar. Um bom texto para uma redação de vestibular pode não ser considerado tão bom assim pelos mais experientes redatores de um site sobre finanças.

É aí que entra o objetivo.

Para escrever um bom texto você não precisa ser o mestre das letras, e nem mesmo tem que ser “o melhor em redação” dentro da sua equipe. Qualquer pessoa, com o treinamento adequado e um conhecimento razoável de sua língua, é capaz de produzir bons textos. Ela só precisa aprender técnicas de copywriting, como a de escrever facilmente o primeiro parágrafo.

No entanto, de nada adiantará a sua habilidade de escrita se você não conseguir acertar os objetivos do texto.

A importância do objetivo do texto

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Se você está neste site significa que o seu objetivo é obter sucesso em seus negócios. Podemos concluir, então, que um bom texto para o público empreendedor é aquele que dá resultados, ou seja, aumenta a sua audiência e suas vendas, não é mesmo?

Não, não é.

Os dois objetivos acima não estão errados, mas eles precisam de um terceiro: ajudar as pessoas.

Os 3 objetivos de um bom texto no marketing digital

– Expandir os negócios (gerar mais vendas)
– Aumentar a audiência (ser conhecido por mais pessoas)
– Ajudar as pessoas (transformar positivamente a vida do seu público)

Quanto mais você ajudar, maior será o número de pessoas que irão compartilhar o seu conteúdo.

Seu número de vendas, com isso, tende a subir, fazendo que mais pessoas saiam satisfeitas com o seu produto e façam propaganda do mesmo, que irá vender mais…

O exemplo acima mostra um ciclo que é bom para todos.

Veja também: 4 Razões porque você ainda não consegue ganhar dinheiro com a internet

A estratégia não está só nos textos em blogs

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Qualquer tipo de mensagem, seja um vídeo, texto ou áudio, possui um objetivo, que deve ser compatível aos princípios do seu negócio.

Se analisarmos de forma técnica, mensagens possuem vários outros objetivos, como um email, que tem dois principais propósitos: ser lido e enviar a pessoa para o link mencionado.

Por isso, por questões de didática, considere que os 3 objetivos que você viu neste texto fazem parte das razões de existência de uma empresa. Os demais, que serão mostrados em textos futuros, são de ordem técnica, como os citados no exemplo do email.

Recapitulando

– Mensagens sem objetivo são fracas e dependem da sorte para gerar resultado
– O conteúdo produzido sempre deve tentar alcançar 3 resultados: ajudar pessoas, gerar vendas e aumentar a audiência
– O item acima vale para qualquer tipo de mensagem, seja ela em texto, vídeo ou áudio
– Um bom produtor de conteúdo precisa, mais do que tudo, saber identificar e adicionar os objetivos ao seu texto

Se você ainda tem dúvidas sobre o poder de um conteúdo que segue os 3 objetivos, leia:

Os 3 maiores mitos sobre persuasão que pouca gente sabe

Para saber mais sobre qual tipo de estratégia é melhor para os seus objetivos, veja:

5 maneiras efetivas para atrair mais clientes

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