Especialistas em Vender Todos os Dias

tipos produção conteúdo marketing digital

Conheça os nossos Cursos, Eventos, eBooks e Certificações

Se você está pensando em adotar a produção de conteúdo para aumentar as vendas do seu negócio, ou se isso já faz parte da sua rotina, é muito provável que você já tenha pensado:

“Como é que eu vou fazer conteúdos interessantes e que realmente gerem vendas?”

É exatamente por isso que selecionamos 5 tipos de conteúdo que você pode fazer para ter ótimos resultados.

Os tipos de conteúdo

Além de serem produzidos em diferentes mídias, como vídeo ou texto, conteúdos também podem ser classificados por tipos.

Uma entrevista, por exemplo, é completamente diferente de um tutorial, mas os dois formatos estão dentro da produção de conteúdo.

Confira 5 tipos de conteúdos que vão alavancar os seus negócios online:

1- Tutorial

Tutorial marketing digital produção conteúdo

Se você tem um conhecimento, você pode ensiná-lo através de um tutorial. Alguns tipos de negócio usam bastante esse modelo.

Um bom exemplo disso é como sites que vendem produtos de beleza criam tutoriais em vídeo ou em post (com imagens) para mostrar como fazer uma maquiagem específica.

As mulheres que gostam do resultado ficam muito mais propensas a comprar o produto, pois viram o que ele é capaz de fazer.

O modelo de tutorial é aplicado principalmente em vídeos e posts de blog que usam texto e imagem, explicando detalhadamente todos os processos envolvidos no que está sendo ensinado.

2- Perguntas Frequentes (FAQ)

produção conteúdo marketing digital

Se você tem uma audiência, pode ter certeza de que você tem várias perguntas para responder. Uma sacada genial, que pode lhe render várias pautas, é selecionar várias perguntas e fazer conteúdos que respondam algumas ou apenas uma delas, com todos os detalhes possíveis.

No segmento de fitness, por exemplo, você pode responder quais são as melhores frutas para comer no café da manhã, ou qual é o tipo de tênis adequado para corrida.

3- Solução de Problemas

público alvo conteúdo vendas online

Assim como o seu público tem dúvidas, ele também tem problemas. Ser capaz de entender e resolver esses problemas é uma ótima forma de estabelecer um bom relacionamento com a sua audiência.

Veja um exemplo:

Em 2014 eu publiquei um texto sobre como produzir conteúdos mesmo sem criatividade. Eu sou redator e sei bem que muitos produtores de conteúdo sofrem com essa tão falada “falta de criatividade”.

É um problema que já me atrapalhou diversas vezes.

No entanto, eu achei uma forma de solucionar esse problema, e então resolvi compartilhar as técnicas que eu uso para fazer isso.

São 3 Dicas Para Produzir Conteúdos Mesmo Sem Criatividade.

Você também pode resolver um problema da sua audiência. Basta fazer uma boa análise do público-alvo.

4- Entrevistas

entrevista marketing digital autoridade online

Entrevistas possuem 3 grandes vantagens:

1- O entrevistado pode ter um conhecimento maior que o seu em um determinado segmento da sua área, e isso agrega muito valor para o seu público

2- O entrevistado pode compartilhar a entrevista com os seguidores dele, expandindo o seu alcance

3- Você mostra para o seu público que outras autoridades reconhecem a importância do seu trabalho, pois eles concedem o tempo deles para falar com você.

Tudo que você precisa é saber fazer as perguntas e comentários certos, algo que pode ser feito via email, videoconferência, pessoalmente ou por chamada de áudio.

Até mesmo um vendedor de imóveis pode produzir conteúdos do tipo entrevista, conversando com decoradores, arquitetos, engenheiros, antigos clientes…

Acredite, entrevistas servem para qualquer segmento.

Confira também: Por que seus conteúdos não geram vendas

5- Listas

produção conteúdo lista marketing digital

Pessoas gostam de ver conteúdos de listas.

– Os 10 melhores destinos na Europa
– TOP 10 Sapatos para maratonas
– As 7 Ferramentas de Marketing Digital Mais Usadas em 2014

O próprio texto que você está lendo segue o formato de lista. Listas são fáceis de construir, pois não seguem um modelo contínuo de texto. Basta falar sobre o item em alguns parágrafos e pronto, é só passar para o próximo.

Recapitulando

Há vários tipos de conteúdo, e você deve alternar entre eles para chamar a atenção do seu público.

Os 5 tipos que definitivamente devem ser produzidos por você são:

– Tutorial
– Perguntas Frequentes (FAQ)
– Solução de Problemas
– Entrevistas
– Listas

Para mais dicas sobre produção de conteúdos, confira a nossa área de membros do Marketing com Digital.