Talvez você ainda não saiba, mas transformar entrevistas em conteúdos é um prato cheio de vantagens para o seu negócio. Expandir o seu alcance online e trazer novas informações para sua audiência são apenas algumas delas.
Por Que Fazer Entrevistas
Indo direto ao ponto, vou listar as vantagens
1- Trazer informações diferenciadas para o seu público
2- Aumentar o alcance dos seus conteúdos
3- Ganhar Autoridade
4- Fazer novos contatos
Essas são as vantagens de produzir conteúdos baseados em entrevistas, e agora vamos bater um papo sobre cada uma delas.
1-Trazer Informações Diferenciadas Para o Seu Público (E Para Você)
Entrevistas permitem que você e o seu público tenham acesso ao conhecimento de outros profissionais. Já vi empreendedores de sucesso aprenderem verdadeiras lições e receberem dicas importantes de alguns entrevistados.
Um personal trainer, por exemplo, pode entrevistar médicos, nutricionistas, atletas, outros personais…
Pessoas com diferentes profissões podem contribuir com conhecidos variados que são relacionados ao seu segmento de atuação.
É claro que algumas profissões podem se beneficiar mais do que outras, mas basta pensar um pouco fora da caixa para encontrar boas oportunidades de entrevista.
Um corretor de imóveis, por exemplo, pode conversar com um decorador para passar dicas de decoração para os seus clientes.
Informações obtidas através de uma boa entrevista dificilmente poderiam ser encontradas com uma pesquisa na internet e permitem que você entregue um conteúdo de enorme valor ao seu público, melhorando ainda mais o relacionamento entre você e a sua audiência.
2- Aumentar o Alcance dos Seus Conteúdos
Isso não vai acontecer em 100% das ocasiões, mas é comum que os entrevistados compartilhem a entrevista, principalmente se eles tiverem gostado do resultado final.
Isso significa que você tem a chance de alcançar a audiência da pessoa entrevistada, ou seja, você está expandindo o seu alcance na internet.
É uma ótima forma de aumentar o seu público.
3- Ganhar Autoridade
Entrevistar alguém que dá informações de valor, principalmente se for uma pessoa renomada em alguma área, faz com que você ganhe mais autoridade.
O fato de você conseguir entrar em contato e fazer com que ela ceda parte de seu tempo a você serve como uma prova de “reconhecimento”.
Um estudante de jornalismo fizer uma boa entrevista com o William Bonner, por exemplo, ganhará um certo destaque dentro da sua comunidade (Universidade).
Quanto mais “importante” for a pessoa que você vai entrevistar, maior será a autoridade que você ganhará após a entrevista.
O mais legal disso é que essa autoridade pode ser usada como um caminho para outras entrevistas, pois as pessoas que você planeja entrevistar verão que você já fez outras entrevistas com pessoas de sucesso, e isso aumenta a sua chance de receber um “sim” para o pedido de entrevista.
4- Fazer Novos Contatos
Por último, mas não menos importante, fazer entrevistas é uma ótima forma de expandir a sua rede de contatos.
Se não fosse pela entrevista, seria bem mais difícil conseguir um pouco do tempo daquela pessoa para bater um papo, não é mesmo?
Quando você e o entrevistado gostam do resultado, podem repetir a dose e até mesmo formar uma relação de parceria.
Em alguns casos o entrevistado pode até mesmo sugerir outros nomes para que você faça mais entrevistas, e é claro que ele dará a própria recomendação, facilitando assim o seu contato com outros profissionais.
Recapitulando
– Trazer informações diferenciadas para o seu público
– Aumentar o alcance dos seus conteúdos
– Ganhar Autoridade
– Fazer novos contatos
Estas são as 4 vantagens de fazer entrevistas e transformá-las em conteúdos.
E se você leu até aqui, é provável que a seguinte dúvida tenha aparecido na sua cabeça:
“Opa, me interessei por isso, mas como vou fazer essas entrevistas?”
Não se preocupe, é sobre isso que vamos falar no próximo texto :D, que agora você pode conferir aqui: Como Se Preparar Pra Produzir Conteúdos Baseados em Entrevistas
Se você quer mais dicas sobre marketing digital e produção de conteúdo, não deixe de conferir a nossa área de membros do Portal Marketing com Digital. Lá, você encontrará muitos minicursos, como um especial que eu fiz sobre produção de conteúdo, ensinando passo a passo como produzir diferentes tipos de conteúdo.
Te espero no próximo artigo sobre entrevistas!