Se você é um consultor de marketing digital e ainda não produziu nenhum tipo de conteúdo, vou te dizer uma coisa: “você tá vacilando”.
Você, como consultor, sabe mais do que ninguém a importância da produção de conteúdos relevantes para o sucesso de um negócio.
Sei que isso que acabei de falar já virou um clichê do marketing digital, mas não tem para onde correr: é a pura verdade.
O conteúdo pode não ser a etapa final dentro de um processo de vendas ou geração de autoridade, mas não há como contestar a importância dele dentro de uma boa estratégia de negócio.
Uma campanha de email marketing sem conteúdo, por exemplo, vira uma insistência chata de “compre o meu produto / assine o meu serviço…”
Ok, falei coisas que você provavelmente já sabia e agora você está deve estar se perguntando a que ponto eu quero chegar com este texto, então, aqui está a resposta:
Se você sabe que conteúdos são importantes e necessários para diversas estratégias de marketing digital que REALMENTE FUNCIONAM, por que você ainda não implementou isso para o seu negócio?
Sim, o seu negócio, a sua profissão de consultor de marketing digital ou qualquer outro negócio que você tenha.
Se você já produz conteúdos para o seu negócio, peço que não abandone este texto agora, pois também tenho uma mensagem para você e acredito que vale a pena refletir sobre ela, ok?
Por Que Produzir Conteúdos Para Mim?
É bem provável que você já tenha passado pelo menos uma das seguintes orientações para os seus clientes:
– Criar um e-book
– Fazer um vídeo de vendas
– Produzir vídeos para Youtube ou Facebook
– Criar um blog e produzir textos semanalmente
Por que você fez isso? Simples, porque você sabe que essas estratégias funcionam.
E se elas funcionam para que os seus clientes consigam aumentar o faturamento do negócio deles, por que não fazer o mesmo para você?
Esse motivo é tão bom (e óbvio) que poderia ser o meu único argumento para que você produzisse conteúdos para o seu negócio, mas esse não é o caso.
Eu tenho mais motivos, e é neles que eu gostaria que você focasse toda a sua atenção. Pode ser? Beleza, então vamos continuar.
Por Que VOCÊ deve produzir os seus conteúdos?
Calma, não estou dizendo que quem possui uma equipe de redação ou contrata redatores freelancer está errado, até porque isso nem faria sentido, visto que sou um redator que produz textos para um consultor de marketing digital.
A questão é bem simples e eu vou te fazer uma pergunta pra que isso fique mais claro:
Você sabe identificar um conteúdo capaz de gerar resultados?
É justamente aí que mora o problema.
Sabe aquele redator freelancer que é mestre na gramática? Pois é, ele é mestre na gramática, e não necessariamente na produção de conteúdos que vão te ajudar a gerar vendas.
“Ahh, mas ele sabe pesquisar palavras-chave e otimizar um texto com os fundamentos de SEO”.
Ok, isso é relevante, mas não muito. Esse tipo de conhecimento ajuda a gerar TRÁFEGO, e tráfego sem uma estratégia de conversão é a mesma coisa que NADA. As pessoas chegam a um site, olham e saem.
Até já falamos disso no texto “4 Recados Para os Fanáticos por SEO Técnico”. Por sinal, recomendo fortemente a leitura.
Ter 1000 visitas e 0 vendas não é algo nem um pouco prazeroso…
Não estou dizendo que todos os redatores freelancers se enquadram nesse perfil, não mesmo.
A questão é que quem não sabe analisar conteúdos não tem como saber se está apenas perdendo tempo e dinheiro ou se está investindo em algo capaz de gerar resultados.
Aí já viu, né? Você não vai conseguir analisar os conteúdos pelos seus clientes e nem pelos redatores que contratar…
E qual é a melhor maneira de aprender a analisar conteúdos? Se você pensou “produzindo conteúdos”, parabéns, você acertou.
Que Conteúdos Você Deve Produzir?
Não vou te dizer quais assuntos você deve abordar, até porque isso depende muito do foco que você escolheu para o seu projeto, mas você tem 2 opções:
– Começar com textos em blog
– Começar com vídeos no Youtube e Facebook
Garanto pra você que nenhuma dessas duas opções é um bicho de 7 cabeças.
Há também a opção de gravar áudios, ou seja, criar o seu próprio podcast, mas esse ainda não é um formato de muito sucesso no Brasil.
Se você está começando a produzir conteúdos, realmente aconselho que escolha textos ou vídeos. Um dia você pode passar para o áudio, mas acredito que agora não é o momento.
Ahh, e antes que você fique preocupado achando que precisa produzir todos os seus conteúdos, calma, não é bem assim.
Aconselho que, agora, eles sejam feitos por você. No futuro, quando você já tiver pegado o jeito, pode diminuir o ritmo e dividir as tarefas com uma equipe ou um freelancer.
Caso você já tenha uma equipe, pode começar a dividir as tarefas hoje mesmo. Mas e aí, o que é que você precisa para começar a produzir textos ou vídeos?
Para você não passar horas procurando por dicas na internet, separei esses dois links para você:
Guia Rápido de Produção de Conteúdo Para Blogs (Dicas De Um Redator Experiente)
Guia Rápido: Dicas de Produção De Vídeo Para Youtube e Facebook
Se você gostar das dicas, deixa um comentário, ok? Mas calma aí que o nosso papo ainda não acabou!
E Se Eu Não Conseguir?
Você pode estar pensando:
“Mateus, vou até tentar aqui com os textos, mas não consigo mesmo fazer vídeos, é muito complicado…”
Ou
“Mateus, posso até tentar gravar um vídeo, mas texto não é pra mim, tenho muita dificuldade pra escrever…”
Sério, não tem problema. No começo vai parecer a coisa mais difícil do mundo, vai sair cheio de erros, mas tudo isso pode ser dominado com o tempo.
Você não precisa ser um mestre da gramática para escrever bons textos que geram resultados, assim como não precisa ser um profissional de audiovisual e contar com equipamentos de Hollywood para fazer bons vídeos.
Quer uma prova? Então olha esses prints de pessoas que simplesmente resolveram colocar a mão na massa:
Todos esses 3 exemplos são de pessoas que tinham grandes dificuldades para escrever textos e que hoje já estão vencendo isso.
Claro, não posso deixar de mostrar um exemplo sobre vídeo:
Como você viu, os alunos do programa de formação Expert Em Vendas Online estão dando novos passos em suas carreiras como consultores de marketing digital.
Eles entenderam que é necessário não só marcar presença na internet, mas aprender a avaliar se essa presença está sendo bem feita e repassar isso para os seus clientes, e nossa equipe dá total suporte para isso.
Se você é aluno, tenho um recado: não fique com receio de fazer perguntas no grupo ou até mesmo em inbox caso necessário. Pergunte! Nós estamos lá para ajudar.
Se você não é um aluno, não tem problema. Temos várias dicas relevantes para o seu projeto aqui no blog, mas saiba que sempre estamos de braços abertos para recebê-lo na turma.
Recapitulando
– Conteúdos podem gerar muito tráfego, mas isso não significa que eles vão gerar vendas
– A melhor forma de aprender a analisar se um conteúdo gera resultado é praticando a produção de conteúdos
– Você pode escolher entre vídeo ou texto, mas sugiro que depois de um tempo adote os dois modelos como base na sua estratégia de produção de conteúdos
Nós podemos te ajudar com todos estes passos e muitos outros que fazem parte da carreira de um Consultor de Marketing Digital.
Se quiser a nossa ajuda e total suporte, basta fazer a aplicação para o programa de formação Experts em Vendas Online.
Estamos te esperando no grupo secreto!
Um abraço e até o próximo texto 😀
PS: Essas dicas foram úteis para você?