Produzir conteúdo não é nenhum bicho de 7 cabeças, nem mesmo quando você não entende do assunto. Exatamente…
Se você não tem ideia de como vai começar a produzir conteúdos para o seu blog, canal do Youtube, podcast, ou qualquer tipo de plataforma, eu tenho uma história pra te contar.
Quando alguém me perguntava sobre o que eu escrevia no meu trabalho, era comum que eu respondesse com a seguinte frase: “Ahh, sobre muita coisa.”
E, de fato, já escrevi sobre assuntos bem diferentes.
Já escrevi sobre como você deve lavar o banco de couro do seu carro, benefícios do mamão para a saúde, e até mesmo sobre dicas para mudanças internacionais.
E eu posso te dizer uma coisa: nunca lavei um banco de couro e nunca organizei uma mudança, nem mesmo de um bairro para o outro.
Aí você me pergunta:
“Mateus, e como é que você dava dicas sobre algo que você nunca fez? Você estava enganando as pessoas?”
Pode ficar tranquilo, eu não estava enganando ninguém. Tudo que eu fiz foi explicar, com as minhas palavras, um conhecimento teórico ou prático, que nem sempre era meu.
Eu podia te dizer agora que fazer isso é fácil, mas não é, pelo menos não no começo. Mas pode ter certeza de que adquirir e treinar essa habilidade é algo que vale muito a pena, principalmente se você quer criar relacionamento com uma audiência na internet.
Você e eu estamos acostumados a replicar informações
Isso mesmo, nós dois estamos acostumados a replicar informações. Fizemos por uma boa parte de nossas vidas, principalmente no colégio e na faculdade.
Líamos algo em um livro ou apostila, escutávamos uma explicação dada pelo professor, e logo éramos questionados sobre o assunto, seja com uma explicação oral, para todos presentes na sala, ou por via escrita, em um teste.
Agora eu quero que você pense um pouco aqui comigo…
A internet não seria uma grande sala de aula?
Temos vários textos, áudios, vídeos, todos eles nos ensinando conhecimentos teóricos e práticos.
Há vídeos que ensinam a fazer maquiagem, textos que ensinam o passo a passo de como instalar um software em seu computador, assim como podcasts que te dão um vasto conhecimento sobre determinado tema.
É por isso que eu te faço uma pergunta…
Qual é diferença de aprender a fazer uma receita com a Ana Maria Braga estando na plateia do programa, assistindo ao programa pela TV ou pelo Youtube?
A resposta é: nenhuma.
Não é a sala de aula que ensina ao aluno, e sim o professor. A internet é apenas uma sala de aula, um meio de propagar a palavra de vários professores, seja com vídeos, áudios, textos ou imagens.
E, da mesma forma que você é capaz de replicar o conhecimento que aprendeu em sala de aula, você é capaz de replicar tudo que aprende através da internet.
A questão é: Como replicar esse conhecimento de uma maneira prática e eficaz?
Pesquisas e tipos de conteúdo
Você só poderá replicar um bom conhecimento se você tiver aprendido um bom conhecimento, isso é óbvio.
No entanto, esse não é o único requisito. É bem provável que você já tenha tido alguma aula com um professor que claramente sabia do assunto, mas que não era bom na explicação.
O mesmo pode acontecer com você, que estará no papel do professor, e isso vai dificultar bastante o relacionamento entre você e o público-alvo que deseja atingir.
Para que isso não aconteça e você consiga criar um bom relacionamento com o seu público-alvo, com um conteúdo relevante e interessante como base, é necessário aprender duas coisas:
– Fazer pesquisas
– Produzir diferentes tipos de conteúdo
É sobre esses dois tópicos que iremos falar no próximo texto, mas se você quiser matar a curiosidade sobre um deles, sugiro que leia o texto sobre 5 tipos de conteúdo para você produzir e gerar vendas.
Recapitulando
– Você é capaz de explicar, com suas palavras, aquilo que aprende
– Não é a sala de aula que ensina ao aluno, e sim o professor. É por isso que você pode aprender pela internet e ensinar o que você aprendeu pela internet.
– Para que você ensine algo de valor é preciso encontrar uma boa fonte e seguir um modelo de explicação
– A boa fonte é encontrada através de pesquisas, enquanto o seu modelo de explicação é orientado pelo tipo de conteúdo
Acompanhe o Marketing com Digital para receber mais dicas gratuitas sobre marketing digital. Quer aprender a produzir, com facilidade, conteúdos que geram vendas? Confira o minicurso disponível para quem está na Área de Membros do Marketing com Digital.