Sabia que até mesmo quem tem vergonha das câmeras ou quem não tem uma boa câmera para gravar seus vídeos pode começar um canal no Youtube?
Confira 3 maneiras de atuar na plataforma e expandir o público do seu negócio através de vídeos.
1- Apresentação de slides
Muitos palestrantes fazem uso de slides para ilustrar ou dar destaque a um tópico, e a mesma lógica pode ser utilizada no Youtube.
Os Slides podem ser exibidos em um vídeo com narração, explicando o conteúdo desejado, e é por isso que há duas grandes vantagens de trabalhar com esse modelo:
1- Você não precisa saber editar vídeos. Basta saber montar um slide e usar os efeitos do programa.
2- Você nem mesmo é obrigado a fazer a narração. Caso queira, basta criar um roteiro, que será lido por outra pessoa.
Pessoalmente, indico que você use a própria voz para realizar a narração, pois isso passa uma maior credibilidade para o seu público.
Efeitos comuns, como as opções presentes no Power Point, podem e devem ser aplicados para aumentar a fluidez da sua apresentação, já que ao contrário de uma palestra presencial, as pessoas não estarão vendo o palestrante.
Este modelo funciona muito bem para vários negócios, principalmente para os que ensinamentos e informação, e seus vídeos são produzidos facilmente através da captura de tela da apresentação de slides.
Além disso, é uma das melhores opções para quem não quer aparecer nos vídeos.
2- Animações
A lógica da apresentação de animações é a mesma da apresentação de slides, com apenas um diferencial: a complexidade da edição de vídeo.
As animações geralmente são mais elaboradas e precisam que um profissional especializado esteja envolvido na produção.
Elas costumam ser mais bonitas que os slides e possuem menos limitações, pois o produtor do conteúdo tem total liberdade para escolher o design do que aparecerá no vídeo (caso ele esteja trabalhando com o profissional especializado).
Abaixo, confira um exemplo de animação:
Animações combinam bastante com campanhas de divulgação, vídeos de agradecimento, curiosidades, entre outros tipos de conteúdo, e normalmente variam entre 1 e 10 minutos.
3- Captura de tela
Além de ser usada para mostrar os slides, como citado no item 1, a captura de tela pode ser aplicada para mostrar outras coisas.
Um dos usos mais comuns é em vídeos do tipo tutorial.
Um design, por exemplo, poderia fazer uma captura de tela para ensinar como utilizar recursos específicos do Photoshop, assim como um editor de vídeo poderia fazer o mesmo para o Sony Vegas.
No minicurso de Conteúdos que Geram Vendas, disponível na nossa área de membros do Marketing com Digital, eu mesmo uso a captura de tela para exibir uma tabela do Excel e alguns blogs, mostrando na prática como aplicar técnicas de produção de conteúdo.
A captura de tela, então, é uma das melhores formas de ensinar o seu público a fazer algo sem precisar mostrar o seu rosto no vídeo.
Recapitulando
Você não precisa aparecer nos vídeos para produzir ótimos conteúdos para o seu público.
– Slides
– Animação
– Captura de tela
Todos esses recursos podem ser utilizados em conjunto com o áudio para passar uma mensagem para o seu público, seja ela um agradecimento, ensinamento ou informação.
Já tá na hora de começar a produzir os conteúdos para o Youtube, não é?
Confira também: qual é o equipamento mais adequado para você gravar: câmera, smartphone ou webcam?
Quer aprender a usar o Youtube para alavancar os seus negócios na internet? Confira os conteúdos exclusivos da área de membros do Marketing com Digital.