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Sabe aquela pessoa que vai ao supermercado com uma lista de compras? Ela quer evitar a dor de cabeça que é esquecer um dos itens… Além dos problemas que isso pode gerar em casa, ter que sair novamente para comprar um ou poucos itens esquecidos é uma tremenda perda de tempo.

O mesmo pode acontecer com os seus textos, que podem ter a sua eficácia reduzida por muitas horas ou até mesmo dias caso você esqueça algum dos elementos mais importantes. Com certeza você não quer ter essa dor de cabeça por um motivo tão besta…

Pensando nisso, fiz um checklist para que você confira todos os pontos principais de seu texto antes de publicá-lo. Confira a lista a seguir.

1- Título

Ok, sei que é quase impossível publicar um texto sem título, mas não é sobre isso que estou falando. Quem aplica técnicas de SEO ao seus textos sabe que há o título que aparece no blog e o título que aparece nos motores de busca, conhecido como SEO Title.

Em sites WordPress essa opção fica na área do plugin de SEO e é bom que você nunca se esqueça dela.

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Observações:

– Alguns sites automaticamente adicionam o próprio nome ao final dos SEO Titles, fazendo com que o título fique muito longo desnecessariamente, como mostrado na imagem acima.

– O título e o SEO Title não precisam do mesmo nome. Muitas vezes é bom ter um título diferente para atrair os leitores do seu blog e outro para quem chega através de buscas.

Além disso, sempre leia os seus dois títulos antes de publicar o texto e veja se eles conseguem atrair a atenção do público através de algum fator, como curiosidade, polêmica, especificidade, entre outros.

2- Imagem

Todo mundo sabe que imagens ajudam a aumentar o poder de atração dos textos, seja dentro do seu blog ou enquanto ele é divulgado em redes sociais, e foi por isso que fiz um artigo mostrando 7 Sites Com Imagens Gratuitas Para Blogs

No entanto, o que muitas pessoas esquecem é que não adianta apenas adicionar as imagens ao seu texto. É preciso ter um cuidado especial com as opções que aparecem durante a adição de imagens.

Você preenche o alt text? A descrição? E o título da imagem, como está? Otimizar as imagens para os motores de busca é fundamental e, assim como todos os itens desta lista, é algo do qual você não deve esquecer.

OBS: Até mesmo textos sem imagens no corpo possuem imagens de capa, e por isso você nunca deve pular esta dica.

3- Escrita

Este item não é exatamente algo que você deve conferir a cada texto, mas sim ao definir o estilo de escrita que quer adotar para os SEUS textos dentro de um determinado blog.

O segmento em que você atua permite uma conexão mais íntima com o leitor ou demanda uma neutralidade nos textos?

Neste blog, que tem como objetivo orientar empreendedores e profissionais com dicas de marketing digital ou relacionadas ao tema, a escolha foi por textos em primeira pessoa, pois acreditamos que ao compartilhar o nosso conhecimento dessa forma conseguimos criar um relacionamento com o leitor com mais facilidade.

É claro que cada pessoa tem o seu estilo de escrita, e você também deve levar isso em consideração na hora de definir o estilo dos textos.

4- SEO

Já falamos do título e das especificações da imagem, mas a otimização de textos é formada por vários pontos. Abaixo, veja o que você sempre precisa fazer:

Escrever uma meta descrição (meta description). Ela é o pequeno texto que aparece nos motores de busca abaixo do título do seu conteúdo. Uma boa meta descrição pode render mais cliques dentro da página de resultados do Google. Não esqueça de adicionar as palavras-chave.

Encaixar o texto em categorias: isso não só ajuda o seu público a navegar melhor pelo blog, como também pode melhorar o desempenho dos seus textos nos motores de busca.

Links internos: o motivo é exatamente o mesmo de trabalhar com categorias. Vale ressaltar que é possível agilizar o processo de indexação de um conteúdo ao fazer um link de um antigo para um novo.

URL: Sempre modifique a URL padrão dos seus textos para que ela contenha apenas as palavras-chave relevantes para os motores de busca. Quanto menor a URL, melhor.

Publicar uma URL não otimizada pode prejudicar o desempenho do seu texto, sem contar que é um erro muito chato de corrigir.

5- Chamada Para Ação

A chamada para a ação é algo indispensável para quem quer um blog capaz de gerar vendas. Tudo que você precisa fazer é dizer ao público o que ele precisa fazer assim que terminar de ler o seu texto. Se você não tem ideia da importância disso, recomendo que leia um artigo sobre conteúdos que NÃO geram vendas.

Recapitulando

– Título e SEO Title
– Especificações de imagens
– Estilo de Escrita
– SEO (meta-descrição, links internos, categorias e URL)
– Chamada para a Ação

Estes são os 5 elementos que você jamais deve esquecer de conferir antes de clicar no botão “publicar”.

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