Sabia que, muito provavelmente, você não utiliza recursos bastante úteis e gratuitos que poderiam aumentar o desempenho das suas redes sociais?
Isso mesmo, você não leu errado. Há muitas opções boas e gratuitas capazes de aumentar o seu desempenho em redes sociais como o Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, e é bem provável que você não esteja aproveitando essa oportunidade.
Quer corrigir esse erro e agarrar de vez essas oportunidades? Continue lendo este texto e veja o que você ainda não está aproveitando em cada uma das redes.
1- Facebook
O Call to Action, ou chamada para a ação, é um recurso que o Facebook implementou em forma de botão para aumentar a conversão das fanpages.
Esse botão chama a atenção do usuário, que ao apertá-lo será levado para a página de destino que você escolher.
O botão de chamada para a ação pode aparecer em 3 locais:
– Em capas de Fanpages
– Em anúncios do feed de notícias
– Em posts orgânicos criados através do Power Editor
Veja um exemplo de como é o botão na capa de uma fanpage:
A vantagem de ter esse botão em sua fanpage em determinados posts é que ele chama a atenção do usuário de forma diferenciada, além de permitir que a sua arte não precise fazer a chamada para a ação, pois o botão já faz isso por você.
O mais legal é que há 7 opções para você configurar o seu botão:
Vale lembrar que não adianta nada adicionar o botão de call to action se você não tiver algo bom para oferecer ao seu público.
2-Youtube
O Youtube é, provavelmente, a plataforma com o maior número de recursos não explorados pelas empresas, e isso é uma pena.
Além de oferecer a possibilidade de aplicar anotações e cards nos seus vídeos, o Youtube permite que você adicione uma marca d’água (logo) em seus vídeos sem edição e organize playlists para a sua audiência, facilitando a navegação pelo seu canal.
No entanto, vamos focar em um recurso muito útil para o seu canal que é pouco utilizado:
– Conteúdo em destaque
O conteúdo em destaque pode ser um vídeo ou até mesmo uma playlist, e funciona da seguinte forma: em algum ponto do seu vídeo, escolhido previamente por você, aparecerá uma pequena caixa exibindo uma thumbnail e uma chamada personalizada.
O espectador pode clicar nessa pequena caixa e ser direcionado diretamente para o vídeo ou playlist que você escolheu.
A grande vantagem disso é que o conteúdo em destaque aparece em TODOS os seus vídeos, sendo uma ótima forma de divulgar algo mais recente ou um vídeo de uma ação específica que você esteja promovendo no momento.
Quando posicionado ao final do vídeo o conteúdo em destaque pode até mesmo fazer que o usuário passe do vídeo atual para o que você sugeriu, fazendo com que ele consuma cada vez mais os seus conteúdos.
Para adicionar o conteúdo em destaque basta ir até sua logo, clicar em “Estúdio de Criação” selecionar a opção “Canal”, na coluna ao lado esquerdo da tela, e clicar em “Conteúdo em destaque”.
3- Instagram
O Instagram é uma rede social muito popular e com um ótimo índice de conversão, mas só para quem segue uma boa estratégia na plataforma, que possui algumas limitações.
Nela, por exemplo, não é possível criar hiperlinks, ou seja, você pode até divulgar um link, mas o usuário não poderá clicá-lo.
A única exceção é para o link exibido na descrição de seu perfil, que pode ser clicado sem nenhum problema.
A grande questão é que muitas empresas preenchem esse espaço apenas com a página inicial do seu site, e nem sempre essa é a melhor opção…
Algumas empresas foram bem espertas e perceberam que trocar o link do perfil constantemente pode ser muito útil, e a razão disso é bem simples: você pode divulgar o seu produto/serviço ou campanha mais recente de uma forma direta.
Basta trocar o link da sua página inicial pelo link que você quer promover e, durante seus posts que tratam sobre o assunto, avisar ao seu público que ele pode encontrar mais detalhes clicando no link da descrição.
É uma tática bem simples, mas com certeza é muito eficaz, visto que é utilizada com muita frequência por diversas marcas presentes na plataforma.
4- Twitter
Diferente das outras dicas, esta vai falar sobre um recurso que muitos conhecem e utilizam, mas que precisa de atenção especial. Estamos falando dos tweets programados.
A plataforma em si não oferece esse recurso, que pode ser facilmente obtido através de programas, aps e sites de terceiros, como o Tweetdeck e o TakeOff.
O problema é que você não pode simplesmente agendar o conteúdo e passar horas ou dias sem conferir os resultados…
Já pensou se você publica algo errado e só percebe horas depois? Isso pode causar um grande estrago…
A dica é simples: você pode agendar diversos tweets, pois isso adianta o seu trabalho, mas lembre-se de ficar atento aos horários em que cada um deles será publicado para que nesses momentos você possa acompanhar a repercussão do seu post.
Pode ter certeza de que isso lhe ajudará a evitar diversas dores de cabeça.
Bônus: O TakeOff, além de oferecer a possibilidade de agendar tweets, também lhe indica os melhores horários para fazer seus posts. Sabe o que é melhor? Ele funciona para o Twitter e para o Instagram!
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