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Imagine que você foi a uma agência de turismo e o atendente conseguiu lhe convencer de que ir à França é a melhor coisa que você poderia escolher para as suas férias.

No entanto, ao final da conversa ele lhe fala: e então, está preparado para comprar o nosso pacote e conhecer o Japão?

Pode parecer bizarro, mas isso é uma das coisas que você faz quando produz um conteúdo sem objetivo.

O Problema do Marketing de Conteúdo

Uma das coisas que quem quer expandir os negócios pela internet mais escuta é que toda empresa precisa produzir conteúdos atrativos e relevantes para o seu público-alvo.

E sim, é verdade que você pode aumentar as vendas de uma empresa através de conteúdos. É exatamente por isso que você está aqui. Você quer saber se os seus textos estão ou não dentro do grupo dos que geram vendas.

Há vários fatores que fazem com que um conteúdo não gere vendas, e posso garantir para você que boa parte desses fatores giram em torno de um problema maior: a falta de objetivo.

A falta de objetivo é um problema

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O objetivo do seu conteúdo, seja ele um texto ou não, não pode ser simplesmente “vender mais”.

Vou te dar um exemplo…

Logo no começo deste texto eu falo sobre o atendente que convenceu uma pessoa a viajar para a França e, logo em seguida, quis vender para a mesma pessoa uma viagem para o Japão.

Basta imaginar que o atendente é um texto, e que ao final dele o redator fazia a propaganda de uma oferta de viagem para o Japão.

Esse é um dos grandes problema da falta de objetivo:

– Você não consegue combinar seus produtos/serviços e conteúdos

Ao fazer isso com frequência você está, automaticamente, criando um público sanguessuga.

Se seu conteúdo for bom ele irá atrair pessoas, que aproveitarão tudo que você está oferecendo e, em seguida, irão embora do seu site para encontrar o produto ou serviço que você mostrou que é vantajoso para elas.

Seus concorrentes lhe agradecerão profundamente por você ter poupado o tempo e o dinheiro deles fazendo isso.

Esse problema por si só já seria o suficiente para você entender que não definir um objetivo antes de escrever um texto é algo que você nunca deve fazer, mas mesmo assim ainda vou te dar outro motivo.

Sabia que até mesmo a estrutura do texto pode variar de acordo com o objetivo?

Pois é, eu explico isso em detalhes no texto “Tipos de Conteúdo: Você Pode Escrever Textos Sobre Qualquer Assunto”

O que fazer para definir meus objetivos antes de escrever um texto?

A seguir, vou mostrar para você 3 dicas para definir os objetivos quando for planejar o seu texto:

– Entender as metas atuais da empresa
– Categorizar os textos
– Consultar seus conteúdos anteriores

Entender as metas atuais da empresa

Quando as pessoas dizem que querem aumentar as vendas é porque elas querem, na verdade, aumentar a receita, e há 3 formas de fazer isso:

1- Aumentando o número de clientes e, consequentemente, o número de vendas
2- Fazendo os clientes já existentes comprarem mais (o que também aumenta o número de vendas)
3- Aumentando o preço do seu produto/serviço

Agora me diga:

De que forma você quer aumentar suas vendas?

Se você quer fidelizar seu público para garantir que ele não alimentará o seu concorrente, você precisa produzir conteúdos que gerem um alto engajamento.

Se você quer novos clientes, por exemplo, conteúdos que focam em engajamento nem sempre são a melhor opção.

Até o assunto do conteúdo, como a motivação de ir à França, precisa estar de acordo com o objetivo da empresa. Se a agência de turismo não tem pacotes para a França, por que perder tempo fazendo conteúdos sobre o país?

É por isso que a produção de conteúdo sempre deve levar em conta os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Categorizar os textos

Criar categorias de texto dentro do seu blog é importante, mas não é sobre isso que estou falando aqui.

Qualquer conteúdo, seja ele um texto, vídeo ou áudio, precisa trazer uma boa experiência para quem o consome. Você pode até pensar que ter informação de qualidade é o suficiente para garantir uma boa experiência, mas não é.

O formato do seu conteúdo precisa estar de acordo com a necessidade do público. O conteúdo precisa ser atrativo e agradável de ser consumido.

Um texto motivacional, por exemplo, costuma ter um formato diferente de um texto focado em passo a passo.

Entender e saber usar esses diferentes formatos é crucial para que seu público tenha uma boa experiência com os seus conteúdos.

Se você quer aprender a fazer isso em seus textos, veja uma dica especial sobre marketing de conteúdo.

Consultar conteúdos anteriores

Talvez você não saiba qual produto ou serviço promover no momento, e é por isso que você deve consultar seus conteúdos anteriores.

Ao fazer isso você terá uma visão geral de quais produtos ou serviços já foram promovidos através de algum conteúdo.

Além disso, é bem provável que você encontre textos que possam promover um produto atual, e que só precisam de uma alteração na chamada para ação que está ao final do conteúdo.

Recapitulando

– Criar conteúdos apenas para vender mais é algo prejudicial para a sua estratégia, que não é bem aproveitada dessa forma

– A falta de objetivo é um grande problema, pois você não consegue combinar seus produtos e serviços com seus conteúdos

– Isso faz com que o público-alvo apenas consuma seus conteúdos, mas busque por produtos e serviços de outras empresas

– Para encontrar os objetivos dos seus textos você deve entender as metas da sua empresa, categorizar seus conteúdos e consultar conteúdos anteriores

Se você quer aprender estratégias para escrever textos que geram uma boa experiência para o público e que também são capazes de aumentar as vendas, confira os nossos cursos exclusivos do Portal Marketing com Digital.