Uma imagem pode até valer mil palavras, mas o Twitter nos mostrou que com apenas 140 caracteres (bem menos que mil palavras) você é capaz de gerar resultados com a internet. Quer engajar a sua audiência e expandir sua base de clientes? Confira neste texto 7 dicas de Twitter para negócios.
1- Aprenda Tudo Sobre A Plataforma
O primeiro passo é entender como os usuários se comunicam.
Por se tratar de um microblog que permite apenas 140 por postagem, encontrar abreviações dentro da plataforma é algo comum, tão comum que há até mesmo um vocabulário que boa parte dos usuários usa (ou pelo menos compreende).
Aprenda o “dialeto” do Twitter, assim como os diversos hábitos do usuário e as funções da plataforma. Você deve saber, por exemplo, quando um problema pode ser solucionado por Tweet ou por DM.
2- Tweet Com Frequência
É óbvio, mas vamos lá… Frequência. Quem trabalha com redes sociais ainda vai escutar muito essa palavra e a razão é simples: seu público não gosta que você jogue posts em cima dele o tempo todo, mas também não gosta que você fique calado.
A solução?
Não abuse da frequência diária e faça uma análise para saber quais são os melhores horários para atualizar o seu Twitter. Ferramentas como o Tweriod, SocialBro (e muitas outras) te ajudam a descobrir isso.
3-Leia e Responda as Mensagens
Recentemente a função de internet banking do meu banco ficou fora do ar e em 7 minutos descobri que o problema já havia sido constatado e estava sendo resolvido.
Não precisei ficar em uma fila de espera online, muito menos tive que ficar escutando aquelas músicas de transição do atendimento telefônico. Mandei um tweet, voltei aos meus afazeres e minutos depois a resposta estava no meu celular.
Em contrapartida, há quase 1 dia estou tentando obter uma resposta de outra empresa e a demora está me fazendo cogitar boicotar o produto da mesma…
Essa é uma das maiores, ou até mesmo a maior utilidade do Twitter para empresas do mundo todo: funcionar como uma extensão do seu serviço de atendimento ao consumidor, seja para reclamações ou para responder às dúvidas diárias do seu público.
Você não está no Twitter para ficar gritando aos quatro ventos, e sim para conversar com o público, então, converse.
4- Aproveite as Tendências (TTs)
Uma das vantagens do Twitter é que ele mostra abertamente quais são os assuntos mais populares da plataforma no momento.
Você pode filtrar por cidade, país, ou até optar por ver as tendências em escala mundial. Muitas empresas aproveitam o assunto do momento para criar artes e conteúdos virais mais simples.
Não precisa dizer que isso é uma ótima oportunidade de aumentar o alcance da sua empresa.
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5- Aproveite Eventos/Datas Especiais
Os Top Trends (TTs) podem mostrar tendências de última hora, mas também mostram tendências geradas por eventos e datas especiais.
No dia da toalha, também conhecido como dia do orgulho nerd, o perfil do Bradesco fez uma postagem homenageando a ocasião, e isso certamente gerou grande simpatia com os seguidores que estavam comemorando a data.
Quais são os tipos de eventos e datas especiais que mais se encaixam no perfil do seu público-alvo? É bom que você saiba disso…
6- Adote um modelo de comunicação
Um perfil com personalidade atrai muito mais seguidores. Um bom exemplo disso é o perfil do Ponto Frio, que utiliza o mascote da empresa, um pinguim, para conversar com o público.
É claro que, dependendo do seu segmento de atuação, você não precisa ir tão longe na personalização dos seus tweets, mas ter uma personalidade bem definida é uma das melhores formas de entrar em contato com o público mais jovem ou informal.
7- Preencha bem o seu perfil
Não estou falando apenas do Avatar e da imagem de capa. Aproveite a descrição e o espaço de link para o site, assim como o perfil do Ponto Frio faz.
O link da descrição leva você diretamente para um app do Facebook capaz de gerar descontos para produtos do site, enquanto o espaço destinado ao link do site leva o público direto para a home do Ponto Frio.
Mudar a descrição de vez em quando para inserir um link de uma campanha ou promoção é uma técnica utilizada não só no Twitter. Os usuários do Instagram também conseguem bons resultados com isso.
Recapitulando
– Aprenda tudo sobre a plataforma, inclusive como os usuários se comunicam dentro dela
– Tweet com frequência
– Leia e responda as mensagens em tempo hábil
– Aproveite as tendências (TTs)
– Aproveite eventos/datas especiais
– Adote um modelo de comunicação com personalidade
– Preencha bem o seu perfil
Essas são as dicas fundamentais para qualquer negócio que deseja melhorar o relacionamento com sua audiência através do Twitter.
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Até a próxima!