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O Twitter é uma rede social bem única. Com a sua limitação de 140 caracteres por mensagem, muitas pessoas e empresas acabam não acertando a melhor forma de trabalhar com a plataforma. Será que esse é o seu caso?

1- Seu Público Provavelmente Está no Smartphone

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Segundo dados disponibilizados pelo próprio Twitter, 80% dos seus usuários acessam a rede social através do smartphone. Mas por que é importante saber disso?

Já parou para pensar que, talvez, o seu site não seja mobile friendly (preparado para ser exibido em dispositivos móveis)?

Além disso, muitas pessoas que acessam as redes sociais pelo smartphone não estão em casa ou estão deitadas em suas camas, e isso as torna menos propensas a consumir longos conteúdos.

Outro ponto muito importante é a barra de rolagem. Com certeza você já viu alguém passando o dedo rapidamente para cima ou para baixo enquanto mexe em seu celular. Pois é, essa pessoa está vendo rapidamente o “feed de notícias”.

No caso do Twitter, o feed de notícias não é seletivo como o do Facebook, e exibe tudo as pessoas que você segue postaram, ou seja, você tem pouquíssimos segundos para chamar a atenção do seu público.

Mas e então, como é que você vai chamar a atenção do público no Twitter?

2- Faça Perguntas

Uma técnica muito simples e extremamente eficaz é a utilização de perguntas. As pessoas nem sempre se manifestam quando algo é afirmado, mas quando alguém faz uma pergunta…

Bem, aí as coisas mudam de figura.

Muitos negócios têm usado essa estratégia não só para aumentar o engajamento na plataforma, mas também para divulgar recorrentemente os mesmos conteúdos. Como assim?

Aquele conteúdo que passou horas para ser produzido, seja ele um vídeo, texto ou áudio, merece muito mais do que apenas uma só divulgação em cada rede social. O problema está no seguinte ponto:

Como é que você vai divulgar esse conteúdo sem parecer um disco arranhado que repete sempre o mesmo trecho de uma música?

Pois é, não vai dar certo fica postando sempre o mesmo link com o título do conteúdo. Em alguns casos o efeito pode até ser negativo…

E então, como é que você vai usar perguntas para despertar a atenção e engajar a audiência?

Imagine o seguinte conteúdo:

7 Dicas Para Dar Banho No Seu Cachorro Sem Nada Dar Errado

Se você apenas divulgá-lo com base no título, o conteúdo até pode chamar a atenção de algumas pessoas. No entanto, muitos não se sentirão atraídos a clicar, enquanto outros podem até mesmo ignorar a sua chamada por acharem que já sabem bastante sobre o assunto.

A solução para chamar a atenção dessas pessoas é utilizar elementos do conteúdo, em formato de perguntas, para criar curiosidade. Por exemplo:

Cachorros que não foram bem enxugados após o banho podem enfrentar sérios problemas. Você está enxugando o seu cachorro direito?

Com essa chamada, acabei de criar uma curiosidade. Quais são os problemas gerados por isso? Como eu sei se estou enxugando o meu cachorro direito?

Viu só a diferença?

Agora, é provável que a seguinte dúvida tenha brotado em sua cabeça:

Mateus, mas assim eu só chamo a atenção de quem não tem certeza de que está enxugando o cachorro direito. Se a pessoa sabe, com firmeza, que faz isso direito, ela não irá clicar…”

Calma, ainda tem mais.

Eu te disse que os conteúdos merecem ser divulgados mais de uma vez, não é mesmo? Isso significa que você pode selecionar várias partes diferentes do seu conteúdo, transformá-las em perguntas e chamar a atenção do seu público-alvo com uma nova curiosidade dentro do mesmo tema.

A mesma pessoa que não se interessou por “como enxugar o seu cachorro” pode se interessar por uma dúvida referente à frequência dos banhos. Veja só:

“Você sabe quantos banhos seu cachorro deve tomar por mês? Saiba qual é a frequência correta para ele”

Há vários comentários e links sendo mencionados o tempo inteiro no Twitter – assim como em várias redes sociais – e o seu precisa se destacar. As perguntas vão lhe ajudar bastante com isso, mas não são as suas únicas aliadas…

3- Use Imagens Que Combinem Com ou Destaquem o Assunto

Se estou falando de enxugar cachorro, que tal usar alguém com uma toalha na frente de um cachorro?

Nada impede que você use a imagem de um cachorro tomando banho, mas a imagem que sugeri permite que o seu público consiga visualizar a cena com mais facilidade, e isso acaba chamando mais atenção.

Escolher imagens sempre é uma tarefa muito trabalhosa, mas vale muito a pena. Você precisa levar em consideração as cores da plataforma, as dimensões – já que cada rede social usa tamanhos diferentes – entre vários outros pontos.

Algumas dicas que eu posso te dar sobre como escolher as melhores imagens são:

– Você pode escolher uma imagem referente a uma palavra ou frase que esteja na chamada, como foi o caso de “enxugar o cachorro”. Vou te mostrar outro exemplo disso:

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Essa imagem foi escolhida para combinar com a palavra orgânico. É bem colorida e tem algum tipo de conexão com o tópico. Chama bastante a atenção.

– Tente não usar imagens que já estão batidas

Sabe aquelas imagens que parecem de um banco de imagens? Pois é, muitas pessoas as usam, e assim você será apenas mais um.

Normalmente essas imagens são aquelas que parecem ter sido fotografas em um estúdio, com alguém sorrindo ou pessoas encenando.

Há muitas opções boas e naturais em bancos de imagens, você só precisa se esforçar mais para encontrá-las.

– Um fundo de uma só cor com uma citação entre aspas muitas vezes é capaz de gerar um grande engajamento. Essa citação pode ser de uma figura renomada ou pode ser uma frase ou trecho do conteúdo que está sendo divulgado.

Fazer esse tipo de imagem é bem simples e não vai tomar muito do seu tempo.

4- Faça Perguntas Para O Seu Público (DE NOVO)

Calma, não estou repetindo o tópico. É o seguinte…

Perguntas engajam mesmo, e foi por isso que eu disse para você usá-las na divulgação dos seus conteúdos nas redes sociais.

No entanto, as redes sociais servem para conectar, ou seja, você pode aproveitar o espaço para fazer perguntas ao seu público, mesmo que não esteja divulgando um conteúdo. Com isso você saberá a opinião das pessoas sobre assunto X ou Y, produto Y ou X, serviço X ou Y, entre outras coisas…

Ter acesso a esse tipo de informação é muito importante para definir quais rumos você irá tomar não só na suas redes sociais, mas na criação de conteúdo para a sua audiência.

No entanto, você precisa ficar atento a um ponto…

5- Responda o Seu Público

Se você faz perguntas, receberá respostas e, além disso, outras perguntas. Mostre para o público que você está lendo as respostas. Dê feedback. Se alguém lhe fizer uma pergunta, responda. Interaja.

Isso deixa o seu perfil mais vivo, mais humano, mais perto da audiência, facilitando e melhorando a comunicação entre empresa e público.

Se for necessário, peça para que a pessoa lhe envie uma DM para poder explicar melhor a dúvida, já que o Twitter removeu a limitação de 140 caracteres APENAS para as mensagens diretas (DMs).

Recapitulando

1- 80% do público do Twitter está no smartphone. Lembre-se disso
2- Faça Perguntas Para Gerar Curiosidade Sobre Um Conteúdo
3- Use imagens que destaquem ou que combinem com o assunto
4- Faça perguntas para o público (com a intenção de saber opiniões)
5- Responda o seu público (dê feedback)

Além disso, tome cuidado com as informações e link que você preenche no espaço de biografia (bio). O ideal é que este espaço seja um resumo do que os usuários podem encontrar ao seguir o seu perfil.

Se você gostou dessas dicas, confira também outras dicas de Twitter Para Negócios.

Um abraço!