Fitness, educação, produtos de beleza… esses são apenas alguns dos segmentos que apostaram no Youtube para expandir os negócios na internet.
A plataforma oferece diversas vantagens para quem desenvolve conteúdos nela: é gratuita, conta com servidores estáveis, tem opções de monetização e maneiras variadas de aumentar a visibilidade dos seus vídeos.
Será que o Youtube é a plataforma certa para o seu negócio?
Autoridade Online
O seu objetivo no Youtube deve ser o de conquistar o status de autoridade.
O que você acha que acontece com um chef de cozinha que dá dicas de culinária no Youtube? É claro que ele recebe mais pessoas em seu restaurante, pois elas ficam com muita vontade de experimentar os pratos do chef.
A lógica é a mesma para qualquer segmento: dê dicas úteis para o seu público e, consequentemente, você será considerado uma autoridade.
É através dessa autoridade que o chef atrai mais visitantes para o seu restaurante.
Ok, mas como você pode saber se o seu segmento fará sucesso com vídeos no Youtube?
O Youtube serve para o seu negócio?
Em outro texto eu perguntei para você se a sua empresa sabe mesmo usar as redes sociais. Foi nesse momento que eu te disse que para uma rede social fazer a diferença para o seu negócio ela precisaria de duas coisas:
1- O público-alvo precisa utilizar essa rede social
2- O público-alvo deve gostar de interagir com o formato do seu conteúdo na rede social
Isso significa que não basta só o público estar na rede. Ele tem que gostar de interagir com o formato de conteúdo disponibilizado pela rede.
Agora, preciso te dizer uma coisa…
Se o seu negócio combinar com o Youtube, pode ter certeza que você precisa começar a utilizar a plataforma o quanto antes!
Felizmente, há uma maneira bem fácil de descobrir se o seu segmento tem futuro no Youtube.
Pesquisando a concorrência
Concorrência. Sim, ter um concorrente que faz sucesso no Youtube é o melhor sinal de que você também pode ter sucesso com o seu canal. Veja um exemplo.
O Vinicius Possebon é um personal trainer que desenvolveu um curso com um método de emagrecimento fora do convencional, com exercícios que tomam menos de 15 minutos diários.
Ele possui um canal no Youtube, com mais de 100 mil inscritos, onde dá dicas de exercícios e, de vez em quando, alimentação.
Ele não é o único canal de sucesso nesse segmento. Outros exemplos são o Fábrica de Monstros, do Léo Stronda, com mais de 600 mil inscritos e o 4FitClub, com mais de 450 mil.
Isso é uma prova de que há pessoas muito interessadas em vídeos que tratam do assunto musculação e fitness, sem contar nas ramificações desses temas.
A mesma pessoa que gosta de malhar pode estar preocupada com a sua alimentação, e é por isso que você encontrará canais completamente focados em treinos, enquanto outros são focados na nutrição.
Mas e se você não achar nenhuma concorrência no Youtube, o que fazer?
A resposta é simples: procure outras plataformas da internet que veículem informações relacionadas ao seu assunto.
Se há pessoas procurando por isso na internet, há a possibilidade delas se interessarem por vídeos do assunto. Você ainda pode ser o pioneiro!
Um exemplo disso é o canal Ana Maria Brogui, o primeiro programa de culinária do Youtube, que hoje tem mais de 900 mil inscritos.
Muitas pessoas pesquisavam receitas online. Por que não apresentar essas receitas em vídeo, como é feito na televisão?
Hoje, vários canais de culinária fazem sucesso na plataforma de vídeos mais acessada do mundo.
Que tipo de vídeos você deve produzir para o Youtube
No texto Autoridade Online: Por que Criar um Canal no Youtube, falei que você pode trabalhar com 3 tipos de conteúdos para garantir a sua autoridade:
– Dicas
– Entrevistas
– Depoimentos
Vamos relembrar cada um deles?
1- Dicas
As dicas podem ser dadas através de uma conversa com o seu público. Basta imaginar que o texto que você está lendo agora está sendo explicado por mim, mas através de um vídeo. Isso seria uma conversa.
Também há dicas em formato de tutorial, mostrando o passo a passo de algo. Quem trabalha com design, por exemplo, pode mostrar o passo a passo de como criar um efeito específico em uma imagem usando o Photoshop.
2- Entrevistas
As entrevistas costumam trazer dicas, mas com uma diferença: há um convidado especial no vídeo.
Normalmente é alguém que domina um subtópico do assunto que você aborda, ou que tem uma experiência muito boa para compartilhar através de uma história.
As entrevistas mostram que outras autoridades o reconhecem como autoridade, além de servirem como uma ótima fonte de conteúdo diferenciado para a sua audiência.
3- Depoimentos
Não há segredo algum. Se você vende produtos ou serviços, ter depoimentos é algo fundamental. Seus possíveis futuros clientes querem ter certeza de que podem confiar em você, e ter depoimentos de outros clientes pode ser decisivo.
O depoimento em vídeo é melhor ainda, pois há um rosto sendo mostrado na tela, diferente de um simples comentário em texto, que é bem mais fácil de ser forjado.
Agora você deve estar pensando: “Ok, mas na prática, como é que eu escolho os conteúdos que serão produzidos e como eu posso garantir que eles terão um bom número de visualizações?”
Confira agora algumas dicas de como usar o Youtube para expandir os seus negócios online:
Como pautar o conteúdo
Há duas formas simples de escolher quais conteúdos você deve produzir:
1- Pesquisando os conteúdos do seus concorrentes
2- Utilizando o seu conhecimento sobre o público-alvo e definindo soluções para os problemas ou desejos que o público gostaria de realizar
Independente do método utilizado para definir as suas pautas, você precisa:
– Conferir o número de views que os vídeos sobre os temas escolhidos possuem
– Descobrir quais são as palavras-chaves mais eficazes para cada tema
Isso pode ser facilmente feito com algumas pesquisas no próprio Youtube.
Veja também: Como Usar o Instagram Para Negócios
Como descobrir as melhores palavras-chave
Veja um exemplo:
Na imagem abaixo usei o termo “como aumentar o braço”, um desejo comum para homens que fazem musculação.
Confira os resultados:
Agora, fiz uma pesquisa com o mesmo objetivo, mas com um termo diferente: “treinar braço”
O resultado é claro, confira:
Apenas um dos vídeos foi encontrado nas duas pesquisas. Por que?
Bem, há vários motivos para isso, mas as palavras-chave utilizadas nos títulos e tags dos vídeos são fundamentais para que eles sejam encontrados facilmente durante as buscas.
O vídeo que apareceu duas vezes se chama “ Treino de Bíceps e Tríceps Completo – Como Aumentar o Braço”. Iremos chamá-lo de vídeo Nº1.
O vídeo Nº2, que só apareceu uma vez, tem o título “ Como aumentar o volume e definir seu bíceps!”
Alguns pontos importantes de serem examinados
– O Vídeo Nº1 possui a palavra braço, usada dentro da frase “como aumentar o braço”, que é exatamente o termo pesquisado por quem tem essa dúvida.
– O Vídeo Nº 1 também conta com a palavra bíceps, que faz parte do seu conteúdo e do conteúdo do vídeo Nº 2.
– O Vídeo Nº não possui a palavra braço, o que faz com que ele perca parte do alcance que poderia ter por conta disso.
Esses são alguns dos pontos que podemos analisar apenas vendo o título dos vídeos. O título do vídeo Nº 1 está preparado para otimizar o conteúdo e facilitar o seu bom posicionamento nas pesquisas.
Eu resolvi ir mais além, então dei uma olhada nas tags dos vídeos, que são as palavras que você diz para o Youtube que têm relação com o conteúdo do seu vídeo, fazendo com que ele agrupe o seu conteúdo dentro da categoria que está de acordo com essas palavras.
Mas Mateus, as Tags não são secretas? Não. É possível encontrá-las. Basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “exibir código fonte da página” (view source code, em inglês).
Confira a imagem:
Em seguida você verá uma tela branca cheia de palavras. Tudo que você precisa fazer é utilizar um comando do teclado, que no caso é Ctrl + F, para selecionar a palavra pela qual você busca. Digite “Keywords”.
Pronto, você acabou de encontrar a lista de tags utilizadas em um vídeo (alguns vídeos possuem tags bloqueadas).
No caso, veja a lista de tags do vídeo Nº 1:
Agora, compare com as tags do vídeo Nº 2:
Você viu a palavra braço nas tags? Não, e isso foi um erro, apesar de que muitas das palavras tinham algo a ver com o conteúdo.
A escolha das palavras-chave do vídeo Nº 2 não foi ruim, mas poderia ter sido muito melhor.
No entanto, ainda há algo de interessante para comparar entre os dois vídeos.
– O Vídeo Nº 1 tem mais de 168 mil visualizações, em um canal com mais de 450 mil inscritos.
– O Vídeo Nº 2 tem mais de 79 mil visualizações, em canal com apenas 6300 inscritos.
Matematicamente temos um canal que é 71 vezes menor que o outro e mesmo assim ainda conseguiu metade do número de visualizações em um vídeo com um tema parecido.
Isso é uma das provas de que o número de inscritos ajuda bastante, mas o que importa é a qualidade do seu conteúdo e como você o promove.
Dica para melhorar o posicionamento do seu vídeo no Youtube
Além de um bom título e boas tags, há duas coisas bem simples que você pode fazer para ajudar o Youtube a reconhecer a categoria e a relevância do seu vídeo:
– Modificar o nome do arquivo antes de fazer o upload
– Fazer uma boa descrição do vídeo, contento as palavras-chaves procuradas
Já reparou que ao transferir o vídeo para o seu computador o nome do arquivo é algo cheio de números e letras?
Você JAMAIS deve fazer o upload do arquivo com o nome original.
Se você quer posicionar um vídeo sobre como fazer pão de queijo, por exemplo, o melhor nome para o arquivo seria algo como “ como fazer receita pão de queijo dicas culinária”
O Youtube reconhecerá as palavras-chave contidas no seu arquivo e isso lhe dará uma certa vantagem.
Não esqueça de fazer o mesmo com a thumbnail, aquela imagem destacada que aparece quando seu vídeo é mostrado nas buscas.
Quanto a descrição, há um truque bem legal: Copie e cole o título do Vídeo, seguido da URL do mesmo no Youtube.
Depois disso, adicione a sua descrição e termine o vídeo copiando e colando mais uma vez a URL do Youtube. Isso ajuda os robôs do Google durante a varredura pelo vídeo.
Você pode ver um exemplo de descrições otimizadas nos vídeos do canal do Marketing com Digital.
Recapitulando
– Todo segmento pode se beneficiar do Youtube. Basta que você descubra se o seu público está na rede e se ele gosta de interagir com vídeos
– A melhor forma do canal da sua empresa ganhar autoridade no Youtube é através de dicas, entrevistas e depoimentos
– Você pode escolher os conteúdos através do seu conhecimento do setor e também pode pesquisar o que está dando certo para o seu concorrente
– Não se esqueça de analisar as palavras-chave por meio das buscas do Youtube. Verifique e compare tags de vídeos de sucesso, assim como seus títulos
– Não esqueça de renomear o arquivo do vídeo com palavras-chave. Faça o mesmo com a thumbnail
– Faça uma descrição de vídeo otimizada, título do vídeo, palavras-chave e links
– O número de inscritos é importante, mas um conteúdo de qualidade bem otimizado e divulgado pode superar a barreira de inscritos e conquistar milhares ou milhões de visualizações
O Youtube, assim como todas as redes sociais, é mais uma das fontes de tráfego online para o seu negócio.
No entanto, ele é apenas uma plataforma que faz parte de uma estratégia maior, um grande sistema de vendas com resultados garantidos, utilizado por redes como Starbucks e McDonald’s
A base desse sistema é o blog, e é por isso que sua empresa precisa de um blog de negócios. Saiba como você pode transformar o seu em um.