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Como Organizar Uma Rotina de Relatórios de Vendas Online

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Relatórios não se tratam apenas de números, se você não sabe interpretá-los, de nada adianta tê-los.

Infelizmente muitas pessoas se tornam fanáticos por números, dominam a taxa de conversão de todos os links, botões e páginas, e mesmo com tanto poder em mãos,  não conseguem identificar a real origem de suas vendas.

Eu não quero que você se torne esse tipo de gestor de métricas, por essa razão eu escrevi esse outro artigo: Como Gerar Relatórios e Analisar Campanhas de Tráfego Pago

Nesse artigo eu vou te explicar através de um tutorial de 4 passos como organizar uma rotina de relatórios eficiente.

Como nós brincamos aqui na Marketing Com Digital, os nossos tutoriais precisam ser para quem sabe ler e escrever, se estiver exigindo muito é porque tem algo de errado, e é exatamente esse modelo de tutorial que eu vou te apresentar.

 

Passo nº1: Priorize as coisas mais difíceis primeiro

Se você está esperando técnicas de produtividade como “acorde cedo”, “faça um checklist”, “use post it” ou “ouça música clássica enquanto trabalha”, sinto muito mas o que eu vou dizer não é para você.

Todos os passos que vou compartilhar estão baseados em teste = experiência = resultado

A primeira tarefa do meu dia consiste em preencher as informações das minhas tabelas para então ter um relatório de vendas.

Por experiência prática, deixar para preencher as tabelas apenas no fim do dia foi muito ruim.

Primeiro porque eu ficava inventando coisa para fazer para não ter que preencher as informações, então sempre acumulava para o dia seguinte.

Segundo porque eu desperdiçava um dia de investimento inteligente. Deixa eu te explicar, como eu não tinha mensurado como tinha sido o dia anterior, o meu alicerce do quê estava funcionando e o quê não estava funcionando era baseado no dia anterior a ontem, entendeu?

Quando eu decidi fazer os relatórios pela manhã tudo melhorou, eu sabia exatamente como continuar os investimentos, quais campanhas não estavam trazendo lucro e onde eu poderia escalar. O mais legal de tudo isso é que eu ainda tinha o dia inteiro para fazer todas as mudanças necessárias, por isso todos os dias passaram a ser dias de investimento inteligente.

 

Passo nº2: Crie etapas para o processo completo

O que isso significa?

Recentemente eu tirei a minha habilitação de motorista e uma das coisas mais importantes que aprendi com meu instrutor foi:

Estabeleça uma ordem para as coisas, depois repita várias vezes e quando você menos perceber você já estará fazendo no automático

Por que isso é importante?

Há alguns dias atrás eu conversei com um de nossos alunos a respeito de rotina de trabalho e algo que me chamou bastante atenção foi justamente essa “ordem” que para mim já era algo natural.

Ele chegou para mim e perguntou: “Gustavo, me explica exatamente como é a sua rotina, quando você chega aí no QG da Marketing com Digital, me fala tudo o que você faz…”

Quando ele me falou isso eu fiquei refletindo sobre como eu ficava perdido no começo, eram tantos números que não sabia nem por onde começar, mas depois de um tempo e várias mudanças eu encontrei a rotina que era mais produtiva e confortável para mim.

Eu disse que o primeiro passo é priorizar as suas tarefas e que a primeira coisa que eu faço quando começo o meu dia de trabalho é preencher as tabelas com os dados do dia anterior.

O segundo passo está em organizar essas informações.

Organização ao mesmo tempo que é algo muito particular, também precisa ser muito profissional, não adianta você se encontrar nos seus dados se outras pessoas não conseguem ler esses dados, para eles será só uma bagunça, entende?

Falo isso porque diversas vezes precisei alterar o layout de nossas tabelas para que a equipe pudesse compreender o que eu estava fazendo, eu conseguia ler perfeitamente, mas eles não…

Todo o trabalho se tornava inútil porque ninguém conseguia interpretar o que eu fazia

Por isso, vou mostrar como eu me organizo, mas talvez você encontre uma outra maneira que funcione melhor para você e sua equipe, o mais importante é compreender o processo para que todos possam interpretar dados, isso sim torna uma equipe de alto desempenho. 🙂

A maior parte de nossas tabelas são compartilhadas no Google Drive, o Google Drive é um sistema de armazenamento em nuvem, ou seja, você pode acessar todos os seus dados online de qualquer lugar.

Com o tempo essas ferramentas se tornam cada vez mais importantes para uma empresa, pois é extremamente importante mensurar o desenvolvimento de um negócio e, se você não tem o histórico dos seus resultados, como você irá saber se o seu negócio está indo pelo caminho certo?

No Google Drive eu crio pastas específicas para as nossas planilhas, dá uma olhada na imagem abaixo:

Depois que criei essas pastas o meu próximo passo foi criar planilhas que pudessem nos dar todas as informações necessárias para otimizar nossas campanhas e criar novos planos de ação.

Vou colar alguns prints para que você possa entender melhor.

Nessa primeira imagem você pode ver que nesse modelo eu consigo mensurar: O quanto foi investido, o retorno sobre o investimento total e individual de cada campanha e por cada um dos públicos que temos.

Falando de uma forma bem simplista a Marketing Com Digital possui 2 grandes públicos:

  • Os empresários que querem montar a sua própria equipe enxuta de marketing digital e compreender os processos para o seu negócio.
  • Os consultores que querem ter a sua agência enxuta e dominar diversos funis de vendas para fechar contratos de alto valor.

Dessa forma nós sabemos exatamente qual o nosso público mais lucrativo e onde investir mais. Mas é claro que não para por aí, uma vez que existem muitos outros fatores para nos apontar quais serão as novas campanhas.

Nas imagens abaixo você consegue ver que eu mensuro diariamente, semanalmente e mensalmente nossas campanhas, a medida que eu preencho os dados diariamente, automaticamente as fórmulas preenchem em todas as tabelas gerais e no resumo que mostrei logo acima:

Os dados que eu preencho nesse momento são:

  • Valor investido
  • Cliques
  • Cadastros

Agora, a próxima etapa é mensurar as vendas.

 

Passo nº3: Rastreie as suas vendas do jeito certo!

Essa é uma dúvida cruel para muitas pessoas, descobrir de onde estão surgindo as vendas, qual a campanha que de fato está gerando lucro, qual o anúncio matador, qual foi a segmentação e copy que deu mais resultado.

Algumas pessoas se perdem no momento de fazer essa mensuração porque existem diversas ferramentas e meios para encontrar esses dados.

Aqui na Marketing Com Digital nós utilizamos 3 ferramentas no total: Google Analytics, Criador de URL do Facebook e a Eduzz.

  • O Google Analytics nos ajuda a mensurar o tráfego e a criar funis para sabermos as entradas, você pode saber um pouco mais nesse outro artigo aqui(Mensuração de Campanhas: Guia Para Iniciantes de Google Analytics)
  • O criador de url do Facebook é uma ferramenta complementar para criarmos as urls, utilizar em nossos anúncios e mensurar no Google Analytics
  • A Eduzz é uma plataforma de vendas de produtos físicos, digitais, serviços e tickets de evento. Vou falar um pouco mais sobre ela mais para frente.

Listei essas 3 ferramentas porque no geral usamos todas elas e muitas vezes para coisas pontuais, mas de verdade de verdade, usamos a Eduzz para tudo.

A Eduzz consegue criar links específicos(utms) para rastrear as vendas e também gera relatório das vendas com gráficos e grandes períodos de venda, por essas razões que a usamos para tudo e eu vou te mostrar como.

Passo 1

Passo 2

Clique no botão “Links de divulgação” referente ao produto que deseja criar uma url personalizada.

Passo 3

Clique em “Criador de url” conforme a imagem.

Passo 4

Preencha os dados conforme desejar, lembre-se que no relatório de vendas diárias o único campo que irá aparecer é o primeiro “Origem de campanha ( utm_source )”.

Essa é a maneira como eu costumo criar as urls:

 

Passo 5

Para identificar todos esses dados em uma venda, basta ir no topo Relatórios → Minhas Vendas e clicar na opção Histórico de transações.

Irá aparecer essa tela

Agora que você consegue encontrar a origem das suas vendas, basta retomar para a tabela e preencher a origem das vendas

 

Passo nº4: Interprete as informações diariamente, semanalmente e mensalmente

Bom, a última etapa consiste em entender os números gerais.

Vou explicar com um exemplo.

Um gestor de métricas é responsável por mensurar os resultados não somente do investimento em tráfego, mas principalmente as vendas completas do negócio, isso inclui as vendas de tráfego orgânico e email marketing.

Por essa razão que coloquei essa pequena tabela conforme indicado na imagem.

Somando o relatório de vendas diretas do tráfego pago com as campanhas de email, chegamos no resultado final das vendas do mês.

Um dos pontos mais importante durante todo esse processo é estar atento ao que está sendo feito, ou seja, caso você seja o gestor de tráfego também, aproveite para já otimizar as campanhas enquanto preenche o relatório, isso te dá precisão.

Muitas vezes criamos dezenas de anúncios para teste, vemos que não funciona e simplesmente pausamos a campanha, mas que tipo de teste é esse que ao invés de parar os anúncios ruins e manter os bons nós simplesmente pausamos tudo? Não faz sentido entende? Pelo volume de anúncios isso pode passar despercebido, porém é algo que pode ser feito diariamente.

Como última dica eu quero te mostrar o meu Manual de 7 Passos Para Criar Uma Campanha de Aquisição no Facebook,  porque apesar de eu ter te mostrado exatamente o que fazer para gerar os relatórios, existem muitos processos no que diz respeito a Tráfego Pago e Marketing Digital como um todo que não mostrei aqui.

Se você nunca montou um anúncio no Facebook ou está enfrentando dificuldades em ter bons resultados, fique tranquilo, pois eu mesmo criei um processo para ser seguido do início ao fim para colocar HOJE o seu anúncio no ar e conseguir os seus primeiros Leads.

Quando você completar esse Treinamento você irá aprender:

Sério. Se você não quer perder TEMPO ou colocar seu investimento financeiro em risco, nunca mais comece uma nova campanha no Facebook sem usar os conceitos desse manual, não adianta criar um anúncio que ninguém irá ver… não adianta criar anúncios persuasivos que não geram vendas para o seu negócio ou para o seu cliente.

Por que arriscar perder tempo e PRINCIPALMENTE dinheiro se você pode fazer as coisas do jeito CERTO e SEGURO?

Para seguir os 7 passos é algo SIMPLES e RÁPIDO… Você não precisa ter nenhum tipo de conhecimento avançado em Facebook Ads, você irá aprender a pensar como um excelente Gestor de Aquisição.

 

Você poderá ter acesso a TUDO isso por apenas R$ 97 (R$200 OFF)

 

Então é isso, eu realmente espero que você aproveite essa oportunidade…

Ps: Me conte um pouco mais sobre a sua maior dificuldade com tráfego pago, pois eu quero te ajudar.

Um forte abraço e fique com Deus! 🙂

Gustavo Scomparim

Gestor de Aquisição de Novos Clientes e Analista de Métricas e Monetização, responsável por diversos treinamentos do Portal de Membros VIP, Manual de 7 Passos Para Criar Uma Campanha de Aquisição e Certificação de Tráfego Pago

Gustavo Scomparim

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