Já comecei a escrever aqui para você bem nostálgica, é tarde da noite, aquele momento em que algumas pessoas escolhem para produzir de maneira mais eficiente e concentrada.
Após me tornar mãe, essa rotina começou a ficar mais recorrente, porque depois que as minhas filhas dormem, me vem aquele sentimento de missão cumprida e mais liberdade para produção.
E é nessas horas que encontro algum tempo para alinhar alguns detalhes com Natanael Oliveira, atualmente sou responsável pelo Suporte e Gestão de Relacionamento da Marketing Com Digital.
Irei só fazer um breve relato e contar como tudo isso começou:
Há cerca de 2 anos, recebi um convite do Natanael, conversávamos tarde da noite, eram momentos em que ele executava suas atividades e eu escrevia alguns artigos para a Marketing Com Digital.
Então, Natanael falou: Tenho uma nova missão para você, será nossa Gestora de Relacionamento e então eu pensei: Uau !!!
Eu já tinha uma ideia parcial, pois acompanhava a rotina da equipe, mas realmente não tinha a ideia da importância e de como acontecia na prática…
E a partir daí iniciei os estudos e os processos de Rotina para essa nova jornada.
Então comecei a pensar em Relacionamento.
Por um momento parei e pensei um pouco em quantas pessoas eu havia conhecido que já me apresentaram para novas pessoas, que por sua vez, apresentaram para outras pessoas, e assim por diante.
E quantas surpresas, quantas pessoas especiais e negócios maravilhosos fechei a partir desses contatos.
A partir dessa reflexão a sessão nostálgico ganhou mais força, rs
Eu conheci meu esposo Rafael através de um círculo de amigos, que eram amigos nossos em comum.
Nós não nos conhecíamos, somente de ouvir falar, então através das redes sociais, como o Orkut na época e MSN foi possível começarmos a acompanhar os passos um do outro, até iniciarmos uma amizade, porém o contato só foi possível de forma mais rápida, pois tínhamos amigos que poderiam nos proporcionar uma apresentação de forma mais proposital … e BINGO!!!
Hoje,10 anos depois estamos casados e temos duas filhas, me digam se isso não é uma MINA de OURO…. hahhaha , e valeu a pena esse investimento!
Investir em Relacionamento, estar em contato com seu cliente, com seus alunos, com sua equipe, pode também te gerar muito mais resultados !!!
Quanto mais você se aproxima das pessoas, mais as pessoas têm a oportunidade de se conectar com você, conhecer o seu trabalho, conhecer o seu serviço, ter confiança no que você transmite.
Atenção no detalhe: Se conectar com as pessoas não é apenas sobre você, mas atender de forma positiva e proativa, saber a melhor forma de atender às necessidades do outro. O indivíduo precisa ser o ponto central do cuidado.
O papel de um Gestor de Relacionamento e Suporte têm três funções principais:
- Conectar pessoas com conteúdo
- Conectar pessoas a pessoas
- Conectar pessoas com produtos
Quanto mais você fizer conexões para as pessoas, mais benéfico o grupo terá para seus clientes.
O Gestor de Relacionamento será o grande responsável por garantir que todos os alunos tenham um acompanhamento e um Suporte eficiente em sua experiência com a Empresa.
Não importa se você vende um produto físico, produto digital ou serviço, você pode e precisa ter uma Comunidade com os seus Clientes.
É muito mais fácil vender para quem já comprou algo seu e garantir que os seus clientes tenham resultados , e essa é a maneira mais fácil de escalar suas vendas.
Se você tem interesse em criar produtos e serviços com pagamentos recorrentes, você vai precisar de processos para fazer a Gestão da Relacionamento.
Toda Empresa PRECISA saber exatamente como começar a manter esse relacionamento de forma saudável e construtiva com seus clientes.
Felizmente é exatamente nessa integração que nós iremos te ajudar.
Mas antes, pensa aqui comigo: Quando sua equipe precisa ter um feedback, realizar reuniões fechadas, enviar informações internas e ter um termômetro da evolução dos alunos? Pesquisam no Google ?
Parece estranho, mas muita gente faz isso.
A verdade é que você precisa de modelos validados, algo que já tenha feito DINHEIRO no mundo real dos negócios.
Você como dono da Empresa e a sua equipe interna precisam ter esse engajamento e relacionamento com clientes, caso contrário o barco pode virar.
Se você está sério na meta de aumentar o faturamento e o lucro do seu negócio, escalar sua empresa para o próximo nível você vai precisar de uma equipe, e mais uma vez, você vai precisar de um Gestor de Relacionamento.
Como posso gerar experiências aos meus clientes de forma que o atendimento possa ser considerado um diferencial?
Não somente entender e dominar esta visão de que cada compra de um produto ou serviço impacta positivamente na vida e nos negócios do seu cliente, também é importante colocar-se no lugar do indivíduo, de tratar como gostaria de ser tratado e isso exige um trabalho árduo não apenas da sua Equipe de Marketing, mas de todos os departamentos da sua empresa. Todos precisam desse entendimento!
Boa experiência gera Recorrência, Boa experiência gera compartilhamento de indicações, e voltamos aqui ao loop de um atendimento perfeito.
Entenda seus clientes
Nesse momento ao escrever esse artigo, dei uma pausa e retornei ao Suporte, são meia noite e dezoito minutos em Fortaleza, eu sempre gosto de responder mesmo fora do meu horário, pelo fato de gerar a experiência de resposta rápida e atendimento breve às necessidades, mas vamos lá voltando ao que iria relatar, o e-mail de um aluno que nos diz:
Esse aluno nos últimos meses realizou a aquisição de quase todos nossos treinamentos e está super feliz com atendimento, conteúdos e resultados, gerando ROI e aplicando de forma contagiante, esse é nosso maior objetivo.
São inúmeros casos que poderia relatar aqui de feedbacks lindos e cheios de gratidão.
Imagina como é bom poder ter essa relação com seu cliente? De realmente ouvir e conhecer as solicitações, os agradecimentos e as diversas jornadas de forma mais próxima e real?
Durante 12 meses na Marketing Com Digital, também realizei entrevistas para nossos Programas Expert em Vendas Online, e grupos de Mentorias, o que ainda faço com alunos que venho acompanhando Jornada.
Uma das perguntas iniciais que gosto de fazer é solicitar um breve resumo sobre a jornada do aluno e que informe como chegou a conhecer o Natanael Oliveira e o Programa que estava desejando iniciar.
É impressionante!!! A grande maioria foi indicada seja por algum aluno, ou algum Palestrante que indicou nossos artigos ou treinamentos, ou pessoas que são formadoras de opiniões e aconselharam para jornadas, enfim… eu ficava pensando em como realmente experiências, conhecer pessoas e manter esse relacionamento é importante.
Ter um processo validado para estruturar sua Equipe é algo que não pode mais ser adiado e existem vários caminhos e modelos para serem seguidos e desenhados, um exemplo são os grupos do Facebook.
Possuímos grupos distintos de acordo com o Treinamento em que o aluno está matriculado, oferecemos como Bônus em nossos treinamentos os acompanhamentos.
O grupo funciona como um diferencial para o curso, as pessoas se sentem atraídas a participar de um “grupo exclusivo” com membros que possuem os mesmos interesses que elas, em outro momento falaremos mais dessa questão.
E quais seriam as Vantagens e Importância de um Grupo para os seus Negócios?
- Maior satisfação do cliente
- Restituições reduzidas
- Maior retenção
- Aumento das vendas geradas por recomendações boca-a-boca
- Maior motivação para os alunos participarem
Ou seja, há muito ouro a ser encontrado na criação e manutenção de um grupo privado do Facebook.
Esse assunto você pode encontrar com mais detalhes nesse artigo Como Criar e Gerenciar um Grupo no Facebook.
E então, Prontos para montar o seu Time dos Sonhos?
Também tenho um desafio para você:
Que tal levar sua empresa para o modelo vender todos os dias?
Além do Nosso Programa Equipe Enxuta possuímos o grupo do Portal Marketing Com Digital, exclusivo para os membros Vips. Caso queira saber os benefícios da área vip, basta clicar aqui.
E aí, achou interessante a ideia de ter um Gestor de Relacionamento responsável pelo engajamento e dar um acompanhamento especial para os seus alunos? Então não deixe de comentar!
Até o próximo texto com muito mais novidades sobre os assunto!